O segredo para lojas físicas venderem como as virtuais (ou até mais): conheça o BiCommerce

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Você trocaria a estratégia de vendas da sua loja física por uma com todas as possibilidades de aceleração que as lojas virtuais possuem?

Neste artigo, vou te mostrar exatamente como conseguir isso.

Além disso, você vai descobrir como uma simples Gelateria conseguiu fazer R$ 3.857,90 em vendas gastando apenas R$ 197

… e como você pode replicar isso AGORA na sua loja.

Vamos lá,

Não há maneira mais fácil de aumentar as vendas do que saber exatamente de onde as vendas vem.

É regra de três: se o canal X me trás R$ 10 mil em vendas enquanto eu gasto R$ 2 mil nele, se eu investir R$ 4 mil ele me trará R$ 20 mil.

Certo?

Por muito tempo não.

De acordo com Philip Kotler, autor de Marketing 4.0, metade do investimento feito em Marketing e Vendas é perdido.

O problema é descobrir: qual é a metade perdida?

O empreendedor de lojas físicas é refém da falta de mensuração, e portanto, da falta de possibilidades para aumentar seu faturamento com mais investimento.

Assim, gasta-se com redes sociais, contratando mais colaboradores, inventando novos quando na verdade grande parte do seu faturamento perdido está…

… nos seus ex-clientes.

Hã? Como assim?” – que bom que perguntou.

Quero que você reflita por um segundo:

Quanto, exatamente você consegue vender para quem não volta na sua loja há 15, 30 ou até 90 dias?

Pare para pensar na quantidade de ex-clientes que você simplesmente ignorou. Isso resulta no mesmo efeito da parte deles: te ignoram.

Não me leve a mal… Não quer dizer que seu produto seja ruim, ou que seu atendimento não agrade.

Mas são tantas informações por aí, que seus clientes vivem bombardeados pelos seus concorrentes diretos e indiretos.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Nielsen, 70% dos seus clientes NÃO vão retornar nos próximos 90 dias por que simplesmente esqueceram de você.

Ao ler isso você deve pensar: vou postar uma promoção no Instagram, meus clientes irão ver…

…errado.

O Instagram não entrega suas publicações nem para todas as pessoas que te seguem, quem dirá para aqueles que podem, um dia, retornar ao seu estabelecimento.

Voltamos à estaca zero: eu não sei de onde minhas vendas vem, nem como trazer mais.

Vou direto ao ponto agora.

Imagine como seria se cada cliente que visitou seu estabelecimento, após 15 dias sem retornar, recebesse uma mensagem personalizada em seu celular.

A mensagem diz: “Sentimos sua falta aqui na LOJA X. Apresente esse SMS e ganhe 10% de desconto”.

Com desconto fica fácil!” – você deve ter se indagado.

Vamos supor que você tem uma margem de 65%.

Dando 10% de desconto você vai para 75%, tendo apenas 25% de lucro no final, correto?

Naturalmente, o empreendedor pensaria que perdeu 10% de seu lucro, mas essa resposta é de longe, a mais equivocada.

Partindo do pressuposto de que quem recebeu essa mensagem, deliberadamente não retornou ao seu estabelecimento você…

…GANHOU 25% de faturamento.

Um dinheiro que você só receberia com muita sorte (coisa com a qual nenhum empreendedor inteligente deve contar).

É como encontrar uma nota de R$ 50 em uma calça jeans que foi para a máquina de lavar com o dinheiro no bolso.

Agora veja bem:

Imagine que você saiba EXATAMENTE:

  • Quantos “ex-clientes” receberam essa mensagem;
  • Quantos “ex-clientes” voltaram por causa dela;
  • Quantos “ex-clientes” voltaram no EXATO dia que receberam a mensagem.

Com esses dados você pode simplesmente melhorar a oferta, ou criar outras réguas de comunicação com esses clientes.

MAS COMO ISSO É POSSÍVEL, MEU DEUS?” – Segura a ansiedade, já vou contar.

O nome disse é automação de relacionamento, baseado na recorrência de compras do cliente com input baseado em um programa de fidelidade.

QUÊ?

Traduzindo: é um programa de fidelidade que dispara mensagens automáticas para quem não volta, volta ou volta mais de uma vez à sua loja.

O relatório abaixo é da Amaretto, a gelateria que te contei no início deste artigo.

Eles conseguiram fazer com que 1.244 pessoas recebessem a mensagem.

Destas 183 voltaram para comprar.

E destas, 98 voltaram no EXATO dia que receberam a mensagem.

O consumo total desse grupo de “Ex-Clientes”, que foram reativados, foi de R$ 3.857,90.

Como sabemos disso? Simples:

A cada visita ao estabelecimento, no momento de pagar o pedido o operador de caixa diz ao cliente:

  • Hey, temos um programa de Cliente VIP que a cada R$100 reais em consumação você ganha uma bola de Gelato. Quer participar?

O cliente responde positivamente, pois quer o prêmio. O operador continua:

  • Preciso apenas do seu número te telefone, você será notificado quando ganhar.

Fim.

Só isso?” – sim. Só isso.

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Uma vez configuradas as mensagens automáticas você só precisa registrar cada um dos seus clientes no seu programa de pontos e… pronto!

A ferramenta faz o resto.

Ferramenta?” – Sim.

Lembra que citei que para vender quase R$ 4 mil a Amaretto investiu R$ 197?

Este é o valor da mensalidade para usar o StayApp, a plataforma de aceleração de vendas que faz BiCommerce.

BiCommerce é a técnica de vendas das lojas virtuais (e-commerce), aplicada ao comércio FÍSICO.

Como faço para começar a usar AGORA?” – Tão simples quanto usar.

Basta acessar o site clicando aqui.

Lá você pode iniciar um teste gratuito, entraremos em contato para conduzir você pela melhor forma de usar o BiCommerce no seu negócio.

Espero que possamos te ajudar a aumentar as vendas em até 25%.


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