Atendimento no Delivery: Aumente Suas Vendas Pelo WhatsApp

atendimento no delivery
Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 2 Média: 5]

Qualquer negócio precisa de uma coisa, essencialmente, para dar certo: a felicidade e satisfação do cliente.

Isso só é possível quando se tem dois elementos, um produto ou serviço de qualidade e, indispensavelmente, um atendimento no delivery de primeira.  

Atender bem é a garantia de que ele se tornará um cliente ativo, voltando sempre ao seu negócio. Essa relação é fundamental para o futuro e para o faturamento da sua empresa. 

Vamos lembrar de um conselho básico do mundo dos negócios? É bem mais barato manter um cliente, do que adquirir novos. Por isso, é importante que ele seja muito bem tratado. 

Alguns especialistas ousam dizer que o cliente é o ativo mais importante de uma empresa. Como você vem tratando os seus ativos?

Além disso, você não pode esquecer que clientes fiéis e satisfeitos trabalham gratuitamente para sua empresa, pois são eles que falarão bem do seu produto para outros possíveis compradores. 

Por fim, lembre-se que fazer um bom atendimento é o mínimo. O ideal é que você sempre vá um pouco mais além. O atendimento é o responsável por fazer o seu cliente se sentir único, muito bem tratado. 

Confira cada dica aqui:

7 Dicas de como fechar vendas pelo WhatsApp

O primeiro passo para fortalecer o seu atendimento no delivery, é focar nas suas vendas pelo WhatApp.

Primeiramente, não use o WhatsApp sem uma estratégia pré-estabelecida. É necessário saber usar a rede social a favor do seu negócio.

Consequentemente, reunimos algumas dicas de como fechar as vendas do seu delivery pelo WhatsApp.

1 – Autorização

A primeira dica para melhorar seu atendimento no delivery é:

Antes de realizar vendas pelo seu WhatsApp, é preciso saber se o seu cliente está disposto a receber ofertas e/ou manter contato com sua empresa pela rede social. 

É importante que, antes de tudo, você peça autorização do seu cliente para mandar mensagens. Nunca envie mensagem não autorizada, você pode afastar o cliente, ao invés de aproximar. 

Ou seja, em hipótese alguma compre listas de números. Conheça o seu público e em quem compra com você. Dessa forma, após a autorização dos mesmos, potencialize as vendas do seu delivery com eles. 

Se você utiliza algum serviço que redireciona o seu cliente para conversar com você no WhatsApp, não se preocupe, essa autorização já foi realizada! Já que ele mesmo irá iniciar a conversa com você!

2 – Organização

A lista de contatos no WhatsApp da sua empresa, certamente é muito extensa. Provavelmente são centenas de números, e ficará muito difícil manter um bom trabalho sem organização. 

Uma dica para ter uma boa organização, é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu seu cliente. Por exemplo, você conseguirá agrupar aqueles para os quais você vende mais seguidamente.

Em suma, crie um sistema que facilite o seu trabalho, além de não deixar nenhum cliente esperando resposta.

3 – Nada de grupos

Grupos no WhatsApp são para amigos e familiares, e não para clientes. Apesar disso, será impossível mandar promoções e afins para cada pessoa, individualmente. 

A dica é usar listas de transmissão. Crie a lista, seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! É só escrever a mensagem e enviar.

Mas entenda, há exceções: Se for para mandar mensagens rotineiras como ofertas e informações, lista de transmissão é melhor.

Se for para fazer ações grandes de dia das mães, black friday e etc, um grupo de whatsapp é uma boa pedida!

4 – Cronograma de mensagens

Outra dica para atendimento no delivery é:

Ao vender pelo WhatsApp, perceberá que existem clientes nos mais variados estágios. Cada um desses estágios corresponde a uma etapa do funil de vendas do seu negócio. Consequentemente, cada uma merece uma abordagem específica.

Exemplo: existem clientes que só querem informações e outros que já estão prontos para comprar.

Isso torna essencial um cronograma de mensagens. Deve ser um instrumento que prevê quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil.

5 – Tenha material 

Propaganda por WhatsApp não está proibida, porém, não restrinja a sua estratégia a isso. Cada vez mais, a oferta de conteúdo substitui com vantagens a abordagem ostensiva de vendas.

O que está proibido é o disparo em massa para os contatos. Ao contrário do SMS, que é totalmente permitido.

Por exemplo, o envio de dicas relacionadas aos itens que vende pode ser uma boa ideia de marketing de conteúdo.

Faça isso tanto no formato de texto quanto vídeo e veja como ajuda no engajamento dos clientes.

6 – Campanha de vendas 

Não tenha medo de criar uma campanha de vendas, ela é essencial para o sucesso do seu delivery. Alguns empreendedores não se sentem à vontade para criar uma carta de vendas em versão resumida e repassá-la aos contatos.

Saiba que se você acertar na mensagem, adotando uma linguagem persuasiva, sua campanha certamente será bem recebida. Mostre os seus diferenciais e conquiste o cliente.

7 – Rotina

Sétima e última dica para o seu atendimento no delivery é:

Por fim, crie uma rotina na sua estratégia. Ou seja, você precisa de uma rotina e nela encaixar todas as atividades diárias. É essencial ter um horário de trabalho bem delimitado.

Como vai usar um número profissional, divulgue que ele estará ativo das 8h às 18h. Só utilize o WhatsApp nesse período.

Também saiba qual o melhor momento para contatar seus clientes e para envio de publicidade no WhatsApp.

Como receber os clientes via whatsapp sem se sobrecarregar?

Se você atende os pedidos digitais da sua clientela apenas pelo número de WhastApp, sem um sistema de delivery para te ajudar, existe uma série de inconvenientes que ficam propensos a acontecer que atrapalham seu atendimento no delivery, como:

  • Congestionamento de pedidos não verificados;
  • Demonstração de certo amadorismo no atendimento;
  • Demora na resposta ao cliente;
  • Ausência de cardápio disponível ao cliente (no caso de deliverys).

Provavelmente, o cliente não se sentirá bem atendido. Consequentemente, existe uma chance de que ele procure um negócio com delivery bem executado, abandonando o seu empreendimento.

Outro motivo disso pode ser suas taxas de conversão, veja:

View this post on Instagram

Esse vídeo pode te ajudar!

A post shared by StayApp – Aumente Suas Vendas (@stayapp) on

Para quem investe em delivery, uma boa opção é usar uma plataforma digital para ajudar no trabalho, lhe poupando tempo e dinheiro. 

Todas as dicas descritas neste artigo, por exemplo, pode ser executadas por meio da plataforma StayApp. Seja na construção do seu próprio e-commerce quanto o seu sistema de delivery. 

Faça o teste da plataforma GRATUITAMENTE aqui.

Aqui você pode administrar os custos, tornando possível saber se algum serviço oferecido realmente dá retorno, ou é apenas um rombo no faturamento.

Também torna-se possível ter um cadastro de clientes, deixando possível prestar o atendimento personalizado que o público quer.

Além disso, é possível controlar as entregas, saber quanto tempo elas levam para chegar e quais são os entregadores mais eficientes.

A Stayapp oferece um sistema de e-commerce e delivery de primeira qualidade, que pode te ajudar a elevar a sua empresa. 

Nosso serviço não cobra taxas abusivas do empreendedor, tornando o seu serviço bem mais eficiente e, também, barato. 

Faça o teste da plataforma GRATUITAMENTE aqui.

Pós-vendas e plataforma de delivery StayApp

A StayApp também pode te ajudar na missão de fidelizar os clientes. Nunca se esqueça que é mais barato manter clientes, do que conquistar novos. 

Fidelizar é essencial para o seu estabelecimento, seja ele um e-commerce ou delivery. 

Produto e atendimento de qualidade é básico, Após isso, é necessário criar estratégias para fidelizar os seus clientes, e a StayApp oferece uma assessoria para a sua empresa traçar esses passos. 

Faça o teste da plataforma GRATUITAMENTE aqui.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *