fazer anúncios pelo whatsapp

Fazer anúncios pelo Whatsapp? Entenda como esse novo recurso pode ajudar na comunicação de sua empresa.

Marketing
Curtiu o post? Então compartilhe!

Na Era da Informação, é imprescindível que a sua empresa esteja conectada e adaptada ao uso das redes sociais, uma vez que este contato com o público é determinante para o sucesso daquilo que você propõe. Você já imaginou fazer anúncios pelo whatsapp? Agora será possível!

O que é o Whatsapp Business?

A recente notícia de que o WhatsApp começará a exibir anúncios na plataforma, abre uma janela que você, do pequeno ou médio varejo, precisa saber explorar, uma vez que mais da metade dos brasileiros acessam o aplicativo.  O modo como muitas empresas utilizam este recurso de mensagens com os clientes hoje em dia é informal, o que nem sempre é positivo.

Foi diante disso que a companhia responsável pelo aplicativo começou a buscar formas de deixá-lo mais adaptado ao uso empresarial. O Whatsapp Business foi o pontapé inicial e oferece recursos como automatização de respostas, classificação de diálogos e clientes e estatísticas de relacionamentos.

Como atrair cliente usando os anúncios pelo Whatsapp?

Agora, o próximo passo utilizando o WhatsApp é a atração de novos clientes para o negócio. Nesse ponto, a empresa já dispõe de uma função onde, a partir de um anúncio no Facebook que, quando clicado pelo usuário, o redireciona para uma conversa no WhatsApp. A ideia é facilitar o contato entre empresa e cliente, o que simplifica resolução de problemas, permite sanar diversas dúvidas e contribui para o fechamento de vendas.

O recurso marca a integração entre as duas redes sociais, que são controladas pelo mesmo grupo desde 2012. A empresa comandada por Mark Zuckerberg vinha buscando uma forma de coordenar melhor este tipo de uso das redes sociais, já que tantos empresários já utilizavam ambas em seus negócios, como disse Pancham Gajjar, gerente de marketing do produto Facebook, em nota:

“Muitas pessoas já usam o WhatsApp para se comunicar com pequenos negócios. É um jeito fácil e conveniente para manter contato. Adicionando um botão direto para o WhatsApp nos anúncios do Facebook, as empresas criam uma forma mais fácil para as pessoas conhecerem seus produtos, usarem seus serviços, ou marcar compromissos e consultas”.

Como criar anúncios pelo Whatsapp Business?

Com uma mídia de custo tão baixo e poder tão alto em mãos, é necessário dedicar algum tempo para fazer o conteúdo dos anúncios com cuidado e garantir sua qualidade. Lembre que o Whatsapp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros e possui a cobertura de uma grande mídia. Isso se deve à expansão da cobertura de internet móvel no país. No Brasil, a tecnologia 3G já alcança 91,5% dos municípios, segundo a Teleco.

Não há dúvidas de que o WhatsApp para pequenas e médias empresas torna-se uma forte ferramenta de marketing de relacionamento, considerando que permite um atendimento personalizado e gera valor agregado ao produto. Para começar a utilizar o recurso em seus anúncios, é simples. Basta seguir os passos a seguir:

1- Vá para a Criação de anúncios

2- Escolha o objetivo Mensagens.

3- Na seção “Destino da mensagem” selecione WhatsApp.

(Observação: Você deve ser o administrador da Página que deseja usar para a campanha e sua Página deve estar conectada a uma conta do WhatsApp Business.)

4- Se você ainda não conectou sua conta do WhatsApp Business, siga as etapas abaixo:

  •  Clique no botão Conectar conta comercial na seção “Destino da mensagem”
  •  Selecione “Adicionar uma conta existente” se você tiver uma conta do WhatsApp
  •  Insira o código do país e o número de telefone da sua conta do WhatsApp e clique em Enviar verificação
  •  Digite o código de verificação enviado para seu telefone e clique em Confirmar.

5- Depois de conectar a conta do WhatsApp Business, continue escolhendo o público, o orçamento e a programação da campanha.

(Observação: Ao contrário de outros tipos de campanha, não é possível direcionar anúncios de clique para o WhatsApp para menores de 18 anos.)

6-  Na seção Configuração do anúncio, escolha as imagens, o texto e o título do seu anúncio.

7- Depois de analisar os detalhes da campanha, clique em Confirmar para criar seu anúncio.

Agora é hora de usar o aplicativo a seu favor e esperar pela chegada dos anúncios patrocinados nos status (stories) da plataforma, como mencionamos no início deste artigo. Lembre-se de que o WhatsApp é uma enorme vitrine digital e que você pode tirar bastante proveito dela para otimizar o relacionamento com seu público!

Quer mais dicas de marketing para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

9 thoughts on “Fazer anúncios pelo Whatsapp? Entenda como esse novo recurso pode ajudar na comunicação de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *