Análise SWOT de Um Restaurante: Aprenda a Fazer a Sua!

SWOT DE UM RESTAURANTE
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Você sabe o que é uma análise SWOT? A expressão SWOT é uma sigla que vem do inglês “strengths, weakness, opportunities and threats”, que na tradução dos especialistas significa “forças, oportunidades, fraquezas e ameaças”.

Por isso também pode ser chamada de FOFA, tanto Análise FOFA ou Matriz FOFA. Essa é uma das ferramentas mais úteis que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e, além disso, planejar seu futuro.

Assim como o próprio nome diz, a análise SWOT é uma ferramenta de gestão que prevê a análise de cenários nos quais a empresa está inserida, de modo a identificar oportunidades, fraquezas, forças e ameaças ao negócio.

Primeiramente, a análise (ou estudo) foi criada entre as décadas de 1960 e 1970, por Albert Humphrey, pesquisador da Universidade de Stanford.

A análise SWOT permite analisar o cenário, externo e interno, possibilitando a criação de estratégias de gestão e planejamento. 

Além disso, não se engane se você acha que esse tipo de análise pode ser feito apenas por empresas grandes, micro, pequenas e médias empresas também podem usar a técnica, assim como gestão de pessoa física. 

Como é formado por uma estrutura simples, ele pode ser feito por uma multinacional, como também pelo dono de um blog pessoal. 

Para facilitar sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Conceito da análise SWOT

O conceito da análise SWOT pode ser dividido em duas partes: elementos internos e externos.

  • Elementos internos: quando levantamos quais são as forças e fraquezas da empresa, estamos fazendo uma análise do ambiente interno. Todos os elementos aqui estão sob controle da empresa. Ou seja, passíveis de serem moldados. 
  • Elementos externos: as oportunidades e ameaças que fazem parte do ambiente externo estão sob o controle de outras empresas, do mercado em geral ou de fatores externos. Ou seja, não estão sob controle da empresa e não podem ser moldados. 

As empresas enxergam essa ferramenta como ponto de extrema importante no estudo dos ambientes, elencando e avaliando dados que podem influenciar diretamente na tomada de decisões da empresa.

Importância da análise SWOT

Nesta altura do campeonato, você já entendeu que a análise SWOT é extremamente importante. Apesar disso, vamos ressaltar ainda mais isso com você. 

Inicialmente, para realizar a análise SWOT de forma adequada, é necessário elencar todas as fraquezas e forças da empresa. Além disso, é preciso verificar quais delas são mais relevantes. Da mesma forma, isso deve ser feito com as ameaças e as oportunidades.

Todas essas informações levantadas são cruzados, possibilitando a visualização de cada cenário como se estivesse de fora, ou seja, da forma mais imparcial possível. 

Além de manter a formulação da sua estratégia mais organizada e concisa, cada chefe de equipe pode se concentrar nas características mais relevantes e, naturalmente, economizarão tempo nessa etapa.

Por fim, veja mais alguns dos benefícios do SWOT:

  • Embasamento para tomada de decisão;
  • Entender e compreender o cenário externo;
  • Conseguir montar expectativas mais realistas;
  • Unir a sua equipe;
  • Construir estratégias mais eficientes.

Passo a passo para montar a análise SWOT do seu restaurante

Para você que tem o seu restaurante e está ansioso para fazer a análise SWOT, não precisa esperar, nós vamos te mostrar o passo a passo. 

Primeiramente, é necessário usar os mais relevantes. Acima de tudo, lembre-se que a matriz deve facilitar a tomada de decisões. Ou seja, preste atenção nos elementos que realmente fazem a diferença dentro do contexto administrativo. Faça isso em 5 passos:

  • Defina suas forças;
  • Elenque suas fraquezas;
  • Enumere as oportunidades;
  • Liste as ameaças;
  • Disponha os dados coletados nos quadrantes da matriz, seguindo o modelo do quadro abaixo:
analise swot de um restaurantes

1 – Levantamento de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Primeiramente, expliquei cada elemento da tabela de forma detalhada, e todos eles precisam ser essenciais para o mercado de restaurantes.

Está com dificuldade? Uma dica é analisar os seus concorrentes. O que eles fazem que os colocam em vantagem? E o que você faz para que eles lhe considerem um concorrente?

Além disso, seja realista: é necessário elencar tanto os elementos positivos, quanto negativos. Ou seja, assuma os erros internos da sua empresa, assim como os problemas externos do seu restaurante. 

Então, tome muito cuidado ao achar que a sua empresa tem apenas pontos positivos, pois sabemos que, na prática, isso não acontece.

Outra dica é reunir a sua equipe para responder algumas perguntas e, dessa forma, preencher o quadro matrix. 

2 – Mapeando e Ranqueando o SWOT

Após levantar todos os dados, precisa mapear e ranquear os itens. O mais importante de usar a análise SWOT é saber interpretar os resultados.

É preciso elencar os elementos por ordem de relevância é fundamental, e mapear onde cada um se localiza na tabela pode ser um trabalho um pouco complexo. A melhor forma de analisar os dados é cruzar as informações colhidas.

Esse passo pode ser chamado de análise TOWS. Ao cruzar os dados você consegue fazer correlações que lhe possibilitam criar planos de ação mais eficazes.

Com isso, é preciso entender como os fatores internos podem influenciar nos externos. Ou seja, o fato de a sua empresa saber quais são os elementos externos pode possibilitar que o gestor crie estratégias para minimizar os efeitos das ameaças e maximizar o potencial das oportunidades.

Montar uma estratégia ofensiva, neste caso, pode cooperar para o crescimento da sua empresa. Além disso, entrelaçar estes dois elementos coopera para o desenvolvimento da sua marca.

Também é preciso avaliar quais pontos fortes são capazes de minimizar as ameaças.

3 – Analisando o Resultado e Traçando Planos de Ação

Agora é só analisar a tomada de decisões e construir um plano de ação solidificado.

Alguns profissionais desenvolvem as estratégias a partir da análise SWOT, ou seja, eles cruzam as informações e usam para traçar estratégias de análise SWOT.

Se você conseguir fazer isso, o seu restaurante é capaz de sair de qualquer tipo de crise, uma vez que será possível traçar caminhos. 


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