As regras do mercado mudam com uma rapidez que muitas vezes assustam os empreendedores, períodos de crise exigem que os esforços sejam redobrados na conquista e manutenção de clientes que reconheçam as vantagens do seu negócio e evitar o risco de cair em simples comparações de preços.
Uma resposta para manter os clientes são as estratégias de relacionamento. À seguir vamos listar algumas práticas que são fundamentais para conquistar e manter seus clientes.
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Qualidade nos serviços
É importante que os clientes reconheçam e percebam a qualidade que está sendo oferecida, tanto nos produtos, quanto nos serviços. A qualidade é construída também através da importância que você demonstra ao seu cliente. É fundamental que ele se sinta importante dentro do seu negócio e estimulado a frequentar o seu estabelecimento outras vezes.
Para construir a qualidade, você deve conhecer o seu cliente e acompanhar as críticas. Feedbacks constantes são muito importantes sempre, assim como o treinamento dos profissionais que vão se relacionar com o cliente diretamente. Seus funcionários têm que estar preparados para lidar com diversos tipos de pessoas e adversidades.
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Personalize a comunicação
Uma empresa que trata todos os clientes da mesma forma desperdiça o potencial que cada cliente tem. Dessa forma, ter uma lista segmentada onde você possa se comunicar com todos os seus clientes, seja através de mensagens, e-mails, redes sociais ou telefone, é de extrema importância para personalizar a comunicação e gerar fidelidade para o seu negócio.
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Marketing de relacionamento
Mantenha-se permanentemente em contato com todos os seus clientes para mantê-los. O objetivo aqui é fazer com que todos os seus clientes virem fãs dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
O marketing de relacionamento está presente em todos os momentos, desde o primeiro contato com o cliente e após a compra. Vale ressaltar que o cliente deve se sentir a peça mais importante dessa relação comercial. Um bom marketing de relacionamento envolve a personalização do atendimento e a criação de experiências com os clientes.
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Crie experiências únicas
Mostre ao seu cliente que ele é único e especial e que você está feliz em tê-lo preocupando-se com todo o processo de atendimento. O cliente tem que sentir que está comprando mais que o produto, ele deve comprar uma experiência que só a sua empresa é capaz de fornecer. Só assim é possível gerar valor de marca para a sua empresa ou serviço.
Isso pode ser feito através de experiências dentro ou fora do espaço de atendimento, ou através de mimos, brindes, bônus por frequência, ou outras ações que demonstram que o seu serviço ou produto é mais vantajoso que qualquer outro, pois só ele pode oferecer aquela experiência.
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Presença no pós-venda
Esse talvez seja o passo mais importante para fazer o cliente ficar e voltar. Quando você realiza a venda, a sua relação com o cliente está apenas começando, por isso é muito importante que você não deixe seu cliente que já realizou a compra de lado.
Crie processos que proporcionem um relacionamento mais estreito, lembretes de aniversário, saiba quais são seus interesses, envie mensagens, e-mails, brindes. Enfim, esteja sempre presente para que seu cliente não esqueça da sua existência.
Por fim, seja disciplinado e não descumpra os prazos, mas seja sincero e realista com o seu cliente. Não prometa nada que você não será capaz de cumprir.
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Diretor de Marketing na StayApp