fidelizar clientes além do programa fidelidade

6 formas de fidelizar clientes além do programa fidelidade

Curtiu o post? Então compartilhe!

Programa fidelidade é só a ponta do iceberg: descubra agora 6 formas inusitadas (porém simples) de fidelizar clientes além do programa fidelidade tradicional.

É lamentável o fato de que grande parte das empresas que se dedicam a oferecer um produto e serviço ainda foquem suas estratégias de marketing para atrair novos clientes, ao invés de colocar ações em prática para fidelizar os que já tiveram uma experiência com a marca.

Ei, psiu! Seu negócio está perdendo clientes para a concorrência? Clica aqui então!

Mas se você chegou até aqui é porque está em busca de estratégias para manter uma uma relação duradoura com cada cliente que chega ao seu estabelecimento.

Isso é muito bom, afinal, um cliente fiel é o bem mais valioso que um negócio pode ter.

Você também deve estar prestes a criar um programa de fidelidade, que se tornou uma das principais ferramentas de mercado para fidelizar clientes de varejo.

Ótimo, pois podemos te ajudar muito nisso com o Stayapp, um aplicativo inteligente e de fácil manuseio tanto para você, comerciante, como para o seu cliente.

Como criar programa de fidelidade: do zero ao cliente fiel tudo o que você precisa saber

Para fidelizar seu cliente é necessário responder algumas perguntas. Você precisa conhecer muito bem o seu cliente para criar um programa de fidelidade que realmente faça sentido para ele. Faça esse exercício e tente responder mentalmente as perguntas abaixo:

  • Que é o seu cliente? Qual o seu perfil sócio demográfico e comportamental?
  • O que o seu cliente quer? Seu produto ou serviço atende essa ou alguma outra necessidade dele?
  • Como você vai vender para ele? Qual o canal adequado para vender para esse cliente?
  • Quando ele vai precisar do seu serviço ou produto?
Leia também:  Fidelização de Clientes no Delivery: 4 Maneiras Simples e Eficazes!

Se a sua empresa for de grande porte será necessário um software de CRM para responder essas perguntas, mas a sua equipe de vendas precisa estar ciente de todas essas informações para melhor se relacionar com o seu cliente e saber diagnosticar as necessidades deles.

A fidelização do cliente começa antes do seu cliente ser consumidor. É preciso seduzir o cliente e os potenciais consumidores, para isso crie um perfil do seu cliente ideal e de cada tipo de consumidor que a sua empresa pode atingir. Esses perfis também vão te ajudar a identificar os “clientes problema” e te ajuda a evitar reclamações futuras. Atrair um público leal é bem mais fácil quando você sabe qual é seu público ideal.

Qualifique seus leads!

Depois de identificar e criar os perfis de clientes é necessário qualificar esses leads. Como assim? Os leads qualificados são aqueles que se encaixam no seu perfil e querem fazer negócios com você ou com seus concorrentes. Qualificar os leads te ajuda a identificar qual lead vai continuar consumindo.

Um mapa de jornada do cliente pode te ajudar nesse processo. A jornada do cliente consiste em todos os passos seguidos pelos leads desde o momento em que ele encontra o seu site ou produto até o momento da compra e após.

Esse mapa foca em contar a história do cliente: a motivação que o leva a encontrar o seu produto; seu primeiro contato com ele; o período de teste do produto; seu feedback; como o usuário recomenda o seu produto; o que o encoraja a continuar usando e pagando pelo serviço.

Depois de feito esse exercício você está pronto para investir em fidelização dos seus clientes. Ter um programa de fidelidade é bom para a rentabilidade da sua empresa? Com certeza, mas você não pode apostar todas as suas fichas nisso.

Leia também:  Como a Starbucks e a Amazon ganham dinheiro: Descubra os melhores programas fidelidade do mundo

É preciso ir além para realmente criar uma lista de clientes fiéis e de potenciais embaixadores, que vão indicar o seu negócio e fazer valer aquela máxima de o marketing boca a boca é o melhor que qualquer negócio pode ter.

Como fazer isso?

Por meio de outras mudanças, que a priori podem parecer simples e sem importância, mas que fazem toda a diferença para quem procura o seu produto ou serviço.


Curtiu o post? Então compartilhe!

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *